sábado, 10 de abril de 2010

História

O Colégio Estadual D. Pedro I - Ensino Fundamental e Médio foi criado em 1971, funcionando como Grupo Escolar D. Pedro I, Ensino de 1ª a 4ª séries.
 Antes de 1971, este Estabelecimento de Ensino funcionava como "Escola Isolada" subordinada a 54ª I.R.E.  Em 26 de fevereiro de 1971 foi criada uma extensão do Ginásio Anita Garibaldi de jardim Alegre, que passou a funcionar no mesmo prédio do Grupo Escolar D. Pedro I.
Em 1982, foi construído o prédio deste Estabelecimento em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Jardim Alegre.
Em ano de 1982, ficou autorizado o funcionamento da Escola Estadual D. Pedro I, desmembrado do Ginásio Anita Garibaldi. A partir de 1983, passou a ser denominado Escola Estadual D. Pedro I – Ensino de 1.º Grau.
No ano de 1985 veio o reconhecimento do Curso de 1.º Grau regular. Em 1989, foi autorizado funcionar pela o Segundo Grau de Educação Geral – Preparação Universal, sendo este, uma extensão do Colégio Estadual Cristóvão Colombo, Ensino de 1.º e 2.º Graus de Jardim Alegre.
A partir de 24/12/91 cessou a extensão e passou a funcionar pela denominação de Colégio Estadual D. Pedro I – Ensino de 1.º e 2.º Graus.


 Por que D. Pedro I?
 Os professores que exerceram a direção da Escola, na maioria eram professores da área de Estudos Sociais, no período da ditadura militar as idéias eram impostas e voltadas para a época imperial e os conteúdos aplicados em sala de aula na maioria eram embasado em idéias monárquicas e militares, assim, a direção da escola denominou de Grupo Escolar D.Pedro I, Ensino de 1ª a 4ª séries, por entender que seria uma homenagem ao imperador D.Pedro I.




Inauguração do Colégio D. Pedro I nas atuais instalações em 1982


O Grupo Escolar teve como primeira diretora, a professora Zulmira Merico Toskan, depois, a professora Maria Izabel de Souza André, Clarice Takachi de Oliveira, Ercília Camargo Coelho e Izabel G. Clarimundo. A professora Cirley Cobbo de Oliveira passou a responder pela direção a partir de 13/11/78, Considerada a primeira diretora da Escola Estadual D. Pedro. I.
Em 1987 assumiu como diretora eleita a professa Natersa de Souza Neves.Em 1990, assumiu como diretora eleita a professora Maria do Carmo Lyra. Em 1996 eleita pela comunidade escolar foi a professora Márcia Regina Ortiz, que teve como diretor-auxiliar, o professor Aparecido Osmar Ferreti. 
O Professor Joaquim Correa Gomes é eleito Diretor em 1998 sendo seu auxiliar o professor Aparecido Osmar Ferreti. 
 Em 2002 assumiu a direção a professora Maria do Carmo Lyra, tendo como diretora auxiliar a professora Izaura Izabel do Carmo. Em 2003 assumi a direção o professor Cláudio José Santos e o diretor-auxiliar professor Aparecido Osmar Ferreti. 
Posteriormente em 2005 foi eleita a para a direção a professora Rosana Rocha, sendo sua diretora auxiliar a professora Maria Aparecida Semeghini. 
 Em 2008 foi eleita diretora a professora Simone Aparecida Quiezi e para diretor auxiliar Claudeir Gordiano
 Este Estabelecimento oferece o Ensino Fundamental (5.ª a 8.ª séries) e o Ensino Médio. O funcionamento ocorre nos três períodos. O quadro geral de profissionais são: 26 professores, 03 supervisores, 04 assistentes administrativos, 01 Agente de Execução/Laboratório, 07 auxiliares de serviços gerais, 01 secretária.







Nenhum comentário:

Postar um comentário